sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pedido

Chegou em casa exausto depois do trabalho. Pegou a correspondência na caixa do correio sem nem prestar atenção – era aquela parte do mês em que as contas continuam chegando, mas o dinheiro já se foi –, depois subiu para apartamento. Era um ambiente modesto e aconchegante. Foi até a cozinha, buscou uma cerveja na geladeira e voltou para a sala. A TV ligada no canal esportivo. O celular tocou e, por saber quem era, não fez questão de atender. Retornaria a ligação da namorada no intervalo da programação.
O telefone voltou a tocar. Impaciente, ele olhou para o objeto como se fosse parar quando o fizesse. E então notou as correspondências empilhadas logo abaixo dele. Meio que de propósito, o intervalo de seu programa favorito começou.  E, ao invés de retornar a ligação, optou por um plano B recém concebido. Afinal de contas, precisava manter todas as dívidas em ordem.
O primeiro envelope era uma carta do banco, falando sobre novas taxas de juros e outras inutilidades desinteressantes. O segundo, a conta de luz. E assim por diante. O penúltimo envelope, porém, tinha um aspecto diferente. Não estava lacrado e tudo o que encontrou nele foi o próprio nome, escrito em letras graúdas no campo reservado ao destinatário. Não havia marca de carimbos e nem selos, o que o fez deduzir que o próprio remetente a colocara na sua caixa do correio. Dentro, somente um papel simples dobrado ao meio, com aspecto de bilhete, onde se lia em uma caligrafia torta:

“Pulando a parte dos cumprimentos e formalidades, venho dizer que você não sabe quem sou eu, mas eu te conheço muito bem. Mais até do que gostaria, para ser sincero. Nunca passamos nada além de dois minutos num mesmo ambiente e talvez nem tenhamos trocado mais do que breves cumprimentos um com o outro – você não pode imaginar, entretanto, a quantidade de horas que já passei ouvindo-a exaltar as suas qualidades. Prometo ser breve com minhas palavras: até porque o que tenho a dizer não tomará muito do seu tempo e paciência. São apenas algumas coisas que eu espero que você já tenha descoberto por si só; e outras que desejo ardentemente que jamais se esqueça.Primeiramente, quero que fique ciente da enorme sorte que tem. Você não faz ideia da quantidade de coisas que eu seria capaz de abrir mão para estar no seu lugar quando ela te abraça, te beija ou simplesmente te admira com aqueles grandes e belos olhos castanho-escuros. Você nunca vai saber.Não seja pretensioso acreditando que é o único. Eu também a amo. Estou apenas pedindo de homem para homem: jamais transforme em lágrimas aquele belo sorriso que ela tem. Porque ela... ela é mais do que todas as outras garotas já tentaram ser.
Todas as vezes que o meu telefone toca e eu vejo o nome dela brilhando, juro que por um milésimo de segundo chego a acreditar que os ventos do destino finalmente mudaram a meu favor. Mas não, é só uma nova notícia sobre você: algo supostamente engraçado, romântico ou diferente. Porque ela nunca sentirá por mim o que sente pelo namorado que, de vez em quando, a faz feliz. Espero que você passe a enxergar isso com a mesma magnitude que eu, de agora em diante.Eu a vi crescer. Cresci junto a ela. Você não sabe e nunca vai saber a rapidez com que aquela menina se tornou uma mulher. Você não estava lá para vê-la se transformando, moldando-se até virar o que você tem hoje. Mas eu estava. Eu vi. E posso dizer, sem medo, que ninguém no mundo tem tanta sorte quanto você por tê-la encontrado.  Só não se sinta vaidoso com essas palavras. Já passei tanta coisa por ela e com ela que a conheço praticamente tão bem quanto ela mesma. Muitas vezes já fui o causador daquela gargalhada maravilhosa e musical; e muitas dei colo quando ela chorou.  Você acha que não é difícil esconder o ciúme quando ela declara todo o amor que sente por você? Acha que não é difícil defender você nas muitas vezes em que a magoa, dizendo que vai ficar tudo bem, só para evitar que ela chore novamente? É mais difícil do que você pensa. Ouso até dizer que você não suportaria estar aqui no meu lugar. Pode imaginar a quantidade de vezes em que pensei em contar a ela sobre o que eu sinto? Quantas vezes eu ensaiei isso diante do espelho? Acontece que eu nunca seria capaz de magoá-la da forma que você é.
Sabe, ela tem defeitos que parecem qualidades – e depois de tanto tempo, percebi que, de fato, são. Ela é tão maravilhosa e senhora de si! Ela tem uma alma que canta, um sorriso que dança e um olhar que sorri... Ela gosta de ouvir; às vezes fala demais; chora por coisas triviais; fala antes de pensar, ou pensa muito e acaba não falando; tem um senso de humor inabalável e um conselho pronto para qualquer situação. Ela sonha, acredita e realiza.Sinceramente, depois de tanto tempo, eu desejo que você já tenha percebido todas essas coisas que a fazem especial. E que saiba aproveitá-la e amá-la como ela merece. Porque, sinceramente: depois do próximo descuido seu, eu juro que não hesitarei mais uma vez.
Atenciosamente,  
Alguém que espera que você a faça feliz, ou deixe-a livre para fazer isso por conta própria.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário